Sou um “Pesquisador Popular”, que divide essa paixão social, por entre a Psicologia, Filosofia, Antropologia, Literatura-Poesia e sobretudo pela Educação.
Da graduação em Psicologia conheci e me reconheci entre, os sentidos, significados e simbolismos, reais e abstratos que a mente humana e a vida podem ter. Com a Pedagogia encontrei a essência, a multiplicidade e o poder de transformação social, de amorosidade e a potência transformadora que a educação pode causar em todos os segmentos de nossa sociedade.
Para além disso, tenho especialização em Psicopedagogia e em Educação Inclusiva e Especial. Sou Mestre e Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA-UNICAMP), dos quais realizei e realizo pesquisas ao redor da Educação Popular, Educação de Adultos, Cultura Popular, Movimentos Sociais com interface no Brasil e em países da América Latina.
Outrossim, estou desenvolvendo e catalogando em minha pesquisa de Doutoramento as contribuições do pensamento educacional de nosso querido mestre “Carlos Rodrigues Brandão”, no Brasil e na América Latina, no qual muitos frutos estão surgindo.
Sou escritor, poeta e psicólogo, com publicações de livros, capítulos de livros, artigos científicos, ao redor das temáticas, Educação Popular, Psicologia Social, Psicologia da Educação, Adoecimento Psíquico e Alienação Tecnológica, Mal Estar Social, Educação de Jovens e Adultos, dentre outras.
Idealizo a Educação Popular através da potência de transformação social, que não se cala e que nunca se calou frente às problemáticas sociais vivenciadas ao longo da história de nosso continente Latino-Americano, pois ela tira forças de suas dificuldades, e motivação para seguir das derrotas que já sofreu, então ela continua e continua de novo, igual árvore quando poda, ela vem com mais força, e assim ela segue e sempre seguirá, pois tem na classe popular, nos humildes, nos esfarrapados do mundo, nos oprimidos sua grande força motriz, e lutará até que não haja uma pessoa com fome, sem direito a educação pública e de qualidade, sem acesso à saúde, sem garantia de direitos, ou que viva em situação de qualquer miséria existente.
Além da academia o que me move é a simplicidade da vida, desde as trilhas em matas, caminhadas ao ar livre, as cachoeiras, as montanhas, as aves, os animais, o prazer de estar na natureza, um bom café, o encontro com o novo, degustar um bom livro, e para além disso, acreditar que a educação tem o poder de mudar o mundo.
Saiba mais sobre o César
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4542126716535526
Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=iXDRhbgAAAAJ&hl=pt-BR
Orcid: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0001-9433-0462
CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/748695
publicações
Fundamentos da Escola Democrática: Diálogos sobre os desafios da Educação Inclusiva
Alguns Imaginários para pensar a educação em tempos de crise e em termos de Esperança
Um sonho do passado e uma utopia do futuro: os percursos históricos da Educação Popular Brasileira
Educação, exílio e revolução: o camarada Paulo Freire