Sandra Pereira Tosta

Professora Doutora Sandra Pereira Tosta

[…] o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas- mas que elas estão sempre mudando. Afinam ou desafinam. (G. Rosa)

Sou mineira, quase baiana, posto que nasci no Norte de Minas, na cidade de Montes Claros, a terra do pequi, das festas dos catopês, folia de reis, caboclos e marujadas. Um epicentro da cultura no sertão mineiro. Ainda guardo sotaques “baianeiros”, apesar de já ter me in-corporado à capital- Belo Horizonte, desde os anos de 1970.

De lá prá cá são quase 50 anos, de uma história de longa duração da qual guardo na memória movimentos que dizem de minha formação acadêmica, atividades profissionais, maternidade, avosidade, tudo com muita luta e “fé na vida”.

Minha implicação com a educação data de quando me formei normalista na Escola Normal de Montes Claros; pouco depois graduei-me em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de MG, onde tive a oportunidade de andarilhar pelo Vale do Jequitinhonha, lendo Paulo Freire e outros autores, em “missão” pelo Projeto Rondon- uma parceria do Ministério do Interior e Ministério da Educação, nos tempos sombrios da ditadura militar (meados dos anos 70 e início dos 80). 

Desconfio fortemente de que essa experiência de campo marca o início de minha construção como antropóloga, formação que conclui em 1997, no doutorado em Antropologia pela USP. Antes, tornara-me mestre em Educação na UFMG, em 1989. São assim minhas escolhas: sempre nas fronteiras e nos diálogos interdisciplinares misturados à docência superior, desde 1979 e à militância em movimentos sociais e políticos. 

Cultura, Educação e Comunicação, percursos que se entrecruzam e me desafiam a pensar Culturas e Educação, mediadas pelos tempos do digital, cujas linguagens, técnicas e estéticas, nem sempre éticas, às vezes nos assombram! 

Atualmente sou professora visitante do Programa de Pós- graduação em Educação da UFOP- MG, dando continuidade a uma longa viagem, navegando pelo ensino e pesquisa em Antropologia e Educação por cerca de 40 anos na PUC- Minas, na graduação e na pós-graduação. Sempre em rede! Sim, se tem uma marca em meu percurso e produção acadêmica é o trabalho com, em diálogo. Em parceria, sempre que possível.

Crédito da foto: imagem editada por Gilbert inspirada em criação de Lincoln Volpini


Saiba mais sobre a Sandra:

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8005896521093222

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4501-1008

Academia: https://ufop.academia.edu/SandraPereiraTosta

Grupo de pesquisa Argonautas no CNPq


Publicações

Antropologia e educação: culturas e identidades na escola

Alunos quilombolas: escola e identidades etnicorraciais

Cruzando fronteiras – entre a Antropologia e a Educação no Brasil e na Argentina

Identidade negra e condição de classe – Construções Identitárias de Adolescentes Negros de Elite em uma Escola Privada de Belo Horizonte-MG

Apresentação – dossiê antropologias, etnografias e educação

Dinâmicas culturais e educação: apropriação e (re) significação de espaços escolares por adolescentes

Contributos das memórias narradas para a construção da(s) identidade(s) das crianças de Maisha

Situaciones de violencia experimentadas por docentes de escuelas privadas de Minas Gerais

La violence em milieu scolaire au Brézil

BRASIL/ARGENTINA: apontamentos sobre uma etnografia para pesquisar a escola na América Latina

Antropologia, Etnografia e Educação- O campo, o museu e a escola: antropologia e pedagogia em Franz Boas

Apresentação. Horizontes Antropológicos 49 | 2017 Antropologia, Etnografia e Educação

Ocupação Espaço Comum Luiz Estrela: culturas e sociabilidades na cidade de Belo Horizonte MG

Comunicação, arte e educação em John Dewey

Religião e performances corporais: etnografia com alunos evangélicos da zona rural de uma escola pública de Minas Gerais

Análise de conteúdo e seu uso na pesquisa educacional: um estudo em duas escolas da Rede de Educação Profissional Científica e Tecnológica

Memórias e Histórias de Mulheres- Professoras da Educação Infantil da rede municipal de educação de Belo Horizonte- MG

Border dialogues: a study on education and school in brazilian anthropology

Diálogos nas fronteiras: um estudo sobre educação e escola na antropologia brasileira

Leituras socioantropológicas: manipulações e estratégias da “Família Marley” e aproximações entre escola e comportamento desviante

Traços biográficos e militância anarquista em uma ocupação em Belo Horizonte: cultura, arte e educação

O ensino de arte: contextos contemporâneos. Paidéia r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú., Univ. Fumec Belo Horizonte Ano 7 n. 9 p. 85-108 jul./dez. 2010

Construções identitárias de adolescentes negros de classe média: um estudo de caso em uma escola particular de Belo Horizonte MG. Paidéia r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú., Univ. Fumec Belo Horizonte Ano 8 n.11 p. 71-93 jul./dez. 2011

ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: Interfaces em construção e as culturas na escola. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 9, 23 out. 2013

A violência na escola particular na rede de Minas Gerais – Brasil: desafios à formação de professores. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 67-74, 2013

Livros

Outros argonautas da rede