Anderson Tibau

Professor Doutor Anderson Tibau

Sou um Tibau e a musicalidade deste nome indígena revela minha origem caiçara. Venho de uma família de pescadores que se instalou no litoral do estado do Rio de Janeiro, especificamente entre a lagoa e a praia de Piratininga, em Niterói. Sou do mar, das marés, das águas derramadas, das cachoeiras, dos lagos de espelhos, das chuvas e temporais. Filho do verão e nascido em 29 de janeiro de 1971, sob o signo de aquário. Devoto de Santa Bárbara, sou de Iansã e flamenguista, adepto da psicanálise como prática terapêutica e exercício intelectual. Desde pequeno tenho um gosto pelo invisível, por aquilo que está inexplícito nos cantos e quebradas. Gosto da observação, do olhar, do ouvir e do escrever. O interesse pelo “outro”, pela diferença, me aproximou da antropologia. Sou fruto da escola pública e a arte sempre foi meu mundo. Fiz teatro, fotografia, dança e artes visuais; hoje sou artista plástico, ilustrador e pai, além da minha atividade acadêmica. Por formação, pedagogo, mestre em educação brasileira e doutor em ciências humanas. Fui professor da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior em instituições públicas e privadas. Atualmente, como professor associado da Universidade Federal Fluminense, trabalho com as disciplinas “antropologia e educação” e “corpo, movimento e educação” no curso de licenciatura em pedagogia no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Lidero, junto com a professora Sandra Pereira Tosta, a Argonautas – Rede de Pesquisa em Antropologia e Educação inscrita no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – LATTES/CNPq. Na minha experiência em pesquisa fiz parte da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, do Grupo de Estudos Antropológicos da Leitura e da Escrita (GEALE) e do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC). Fui coordenador de equipe e assistente de pesquisa do antropólogo Roberto DaMatta e fiz parte do grupo de pesquisa coordenado por Jesús Martín-Barbero em um projeto sobre leitura e desenvolvimento social na sociedade da informação. Sou pesquisador regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo em nível de Pós-doutorado, onde será desenvolvido projeto “Entre as representações sociais da diversidade sexual e de gênero e a formação de opinião de crianças e jovens. O ponto de vista das autoras e dos autores de literatura infantil e juvenil”. Como as águas sempre foram meu “bioma afetivo”, numa espécie de eterno retorno, integro a tripulação desta Rede Argonautas e me lanço na aventura do conhecimento pelos  mares vastos da Antropologia e Educação.

Saiba mais sobre o Anderson:

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0843013539248482

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0418-8181

UFF: http://pesquisadores.uff.br/researcher/anderson-xavier-tibau-gonçalves

Grupo de pesquisa Argonautas no CNPq


Publicações

Revista Eletrônica Interações Sociais – Tania Dauster: o campo da Antropologia e a Educação no Brasil (2021)

Antropologia e educação: interdisciplinaridade e aspectos do ensino, leitura e trabalho de campo (2019)

Desafios da construção de uma etnografia em educação: questões da interdisciplinaridade (2014)

Marcel Mauss e Roger Chartier: as técnicas do corpo e o leitor entre limitações e liberdade (2012)

Proyecto lectura, escritura y desarrollo en la sociedad de la información (2011) – Anexo Informes Def. – Cerlalc

Proyecto lectura, escritura y desarrollo en la sociedad de la información (2011)

Proyecto lectura, escritura y desarrollo en la sociedad de la información (2011) – Informe_Final_Lecura_Desarrollo.pdf

Mulheres e cultura letrada na universidade (2009)

Atos de leitura (2008)

A Descoberta de si: práticas de leitura e escrita de universitárias na sociedade da informação (2008)

Editora Lamparina

TIBAU, Anderson; DAUSTER, T.. Fotografia, antropologia e educação: práticas corporais e sociabilidades das mulheres vermelhas do deserto da Namíbia. In: Luciana Requião; Silmara Marton. (Org.). Pedagogia e formação de professores: olhares, reflexões e experiências em foco. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v. , p. 129-143.

TIBAU, Anderson; DAUSTER, T.. Práticas e representações do corpo entre mulheres himba. In: Joana de Vilhena Nobvaes; Junia de Vilhena. (Org.). O corpo que nos possui – corporeidade e suas conexões. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2018, v. , p. 15-32.

TIBAU, Anderson. Pelos mares da baía da Ilha Grande. In: Tania Dauster; Sandra Pereira Tosta; Gilmar Rocha; Anderson Tibau. (Org.). Etnografia e educação – culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012, v. , p. 146-169.

TIBAU, Anderson. Territórios de existência material e usos do corpo: sobre juventude, consumo e aparência na Baía da Ilha Grande. In: Junia de Vilhena; Joana de Vilhena Novaes. (Org.). Corpo para que te quero? Usos, abusos e desusos. 1ªed.Rio de Janeiro; Curitiba: Editora PUC Rio; Editora Appris, 2012, v., p. 53-67.

DAUSTER, T.; TIBAU, Anderson; FERREIRA, Lucelena. A descoberta de si: representações e práticas de leitura e escrita de universitárias. In: Tania Dauster; Lucelena Ferreira. (Org.). Por que ler?. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010, v. , p. 217-246.

DAUSTER, T.; TIBAU, Anderson; AMARAL, D.; GUIMARAES, M. ; MENDES, S.. O mundo acadêmico: a aula, a diversidade sociocultural e o ethos leitor. In: Tania Dauster. (Org.). Antropologia e Educação – Um saber de fronteiras. 1ed.Rio de Janeiro: Forma & Acao, 2007, v. , p. 37-58.

TIBAU, Anderson. Acerca da socialização e da sociabilidade no grafite. In: Tania Dauster. (Org.). Antropoloia e Educacao – Um saber de fronteiras. 1ed.Rio de Janeiro: Forma & Acao, 2007, v. , p. 87-111.

Livros

Outros argonautas da rede