Meu nome é Lucas Eustáquio de Paiva Silva, sou mineiro, amante de samba, futebol e dos autores clássicos da Antropologia. Sou professor de escola pública há 15 anos na cidade de Contagem/MG e sou coordenador pedagógico dos cursos de pós-graduação do Grupo Famart de Educação na cidade de Itaúna/MG.
O meu percurso acadêmico se faz sistematicamente pelo interesse na cultura juvenil, especificamente dentro do ambiente escolar. Na dissertação de mestrado em Educação pela PUC Minas, na orientação da antropóloga Sandra Pereira Tosta, busquei analisar a Violência escolar na relação direta entre os jovens alunos e os professores em uma escola pública na cidade de Contagem/MG. Na tese de doutorado, pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação do sociólogo Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, busquei analisar um grupo de jovens estigmatizados na escola como pertencentes a carreira criminosa. Tenho, como pesquisador, o interesse também na área da Etnografia do Desvio, buscando analisar as interações sociais em contextos de conflitos.
No contexto atual, estou desenvolvendo uma pesquisa etnográfica, em que busco analisar o estreitamento da relação entre a instituição escolar e o tráfico de drogas.
Tenho um gosto especial pelos livros clássicos da antropologia, sou fascinado por Franz Boas e Marcel Mauss. Gosto muito também da literatura policial, em especial, Conan Dyle e Lisa Gardner.