Sou natural do Estado do Maranhão, filho de migrantes cearense. Assim como meus pais, ainda muito jovem, aos 19 anos, migrei para Roraima. Em Boa vista, tive a oportunidade de estudar e nesta cidade graduei-me em História pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Em 2001, ainda como estudante iniciei minha carreira na docência, por meio de um contrato denominado “tabela especial” e, no ano seguinte, efetivei-me como servidor público concursado.
A experiência de docência na educação básica, foi fundamental para a minha formação acadêmica. O contato com a realidade educacional em escolas da periferia de Boa Vista, me possibilitou refletir sobre uma série de questões que afetavam e ainda afetam a sociedade roraimense: o preconceito, a discriminação e a xenofobia em relação aos diferentes. Foi a partir das inquietações geradas por esta experiência e das reflexões realizadas nas reuniões pedagógicas, que decidir estudar o fenômeno da diversidade na escola.
Foi com este objetivo que em 2007, mudei-me para Recife, para fazer o mestrado em Antropologia Social. Na oportunidade procurei compreender como se estabeleciam as relações interculturais na escola, tomando como base as reflexões sobre as políticas de reconhecimento e valorização da diversidade no contexto educacional. Os resultados desta investigação, geraram outras reflexões e debates no momento da defesa, as quais me impulsionaram a um novo desafio – a Tese de doutorado. Este processo de aprendizagem, foi me direcionando e me aproximando cada vez mais das discussões, sobre interculturalidade, multiculturalidade, processos educativos, diálogos de saberes, temas com os quais venho trabalhando desde então e que tem me possibilitado elaborar reflexões a partir de dois campos do saber – a Antropologia e a Educação.
Atualmente, sou professor do Departamento de Ciências Sociais (DCIES) e do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal do Piauí, onde também coordeno o Grupo de Pesquisa Antropologia, Diversidade, Interculturalidade de Educação – Gpadie. No Piauí, continuo me dedicando a pesquisa no campo educacional, refletindo sobre a construção de uma educação na e para diversidade, tendo como foco principal a educação da, e para as relações étnico-raciais.
Publicações
Interculturalidade enquanto prática na educação escolar indígena
Multiculturalismo, interculturalidad y diversidad en educación
Identidade negra, discurso e autorreconhecimento: perspectivas de uma educação antirracista
As leis 10639/03 e 11645/08: perspectivas e debates no campo da Antropologia da Educação
Multiculturalismo, interculturalidad y diversidad en educación. Una aproximación antropológica
Educar para a diversidade e cidadania: compreensões, desafios e perspectivas