Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

Sou natural do Estado do Maranhão, filho de migrantes cearense. Assim como meus pais, ainda muito jovem, aos 19 anos, migrei para Roraima. Em Boa vista, tive a oportunidade de estudar e nesta cidade graduei-me em História pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Em 2001, ainda como estudante iniciei minha carreira na docência, por meio de um contrato denominado “tabela especial” e, no ano seguinte, efetivei-me como servidor público concursado.

A experiência de docência na educação básica, foi fundamental para a minha formação acadêmica. O contato com a realidade educacional em escolas da periferia de Boa Vista, me possibilitou refletir sobre uma série de questões que afetavam e ainda afetam a sociedade roraimense: o preconceito, a discriminação e a xenofobia em relação aos diferentes. Foi a partir das inquietações geradas por esta experiência e das reflexões realizadas nas reuniões pedagógicas, que decidir estudar o fenômeno da diversidade na escola.

Foi com este objetivo que em 2007, mudei-me para Recife, para fazer o mestrado em Antropologia Social. Na oportunidade procurei compreender como se estabeleciam as relações interculturais na escola, tomando como base as reflexões sobre as políticas de reconhecimento e valorização da diversidade no contexto educacional. Os resultados desta investigação, geraram outras reflexões e debates no momento da defesa, as quais me impulsionaram a um novo desafio – a Tese de doutorado. Este processo de aprendizagem, foi me direcionando e me aproximando cada vez mais das discussões, sobre interculturalidade, multiculturalidade, processos educativos, diálogos de saberes, temas com os quais venho trabalhando desde então e que tem me possibilitado elaborar reflexões a partir de dois campos do saber – a Antropologia e a Educação.

Atualmente, sou professor do Departamento de Ciências Sociais (DCIES) e do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal do Piauí, onde também coordeno o Grupo de Pesquisa Antropologia, Diversidade, Interculturalidade de Educação – Gpadie. No Piauí, continuo me dedicando a pesquisa no campo educacional, refletindo sobre a construção de uma educação na e para diversidade, tendo como foco principal a educação da, e para as relações étnico-raciais.


Publicações

Interculturalidade enquanto prática na educação escolar indígena

Multiculturalismo, interculturalidad y diversidad en educación

Los desafíos de la interculturalidad frente a la persistente homogeneización: una reflexión desde la realidad de Brasil y México:

O diálogo entre antropologia e educação: experiências com a diversidade na formação de professores da educação básica

Identidade negra, discurso e autorreconhecimento: perspectivas de uma educação antirracista

As leis 10639/03 e 11645/08: perspectivas e debates no campo da Antropologia da Educação

O reconhecimento da diversidade étnico–racial em uma escola estadual de Teresina à luz da lei 11.645/08/

Multiculturalismo, interculturalidad y diversidad en educación. Una aproximación antropológica

A contribuição das leis 10.639 e 11.645 para o letramento racial e no combate ao epistemicídio no ambiente escolar:

Educação territoriada: notas de uma educação diferenciada no contexto de uma comunidade quilombola da Baixada Maranhense

Educação para as relações étnico-raciais: um olhar sobre a produção científica que analisa a aplicação da lei 11.645/08 em escolas públicas:

Educar para a diversidade e cidadania: compreensões, desafios e perspectivas

LIVROS

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