Natural de Belo Horizonte, moro em Itaúna – Minas Gerais, desde muito pequeno, posto que meus pais voltaram para a cidade de suas famílias após alguns anos na capital mineira. Cresci no interior, brinquei muito na rua, constituí (e continuo construindo) muitas memórias, ingressei no magistério, graduei-me em Letras, Ciências Sociais e Pedagogia, e sigo trabalhando em várias áreas da Educação e pesquisando esse universo.
Desde quando iniciei carreira no magistério em 1996, o trabalho com crianças em um contexto marcadamente feminino oportunizou várias indagações por conta da singularidade de um homem trabalhar com crianças, o que me levou ao mestrado em Educação da Pontifícia Católica de Minas Gerais. Sob a orientação da Profa. Sandra Tosta, imergi nos textos e na pesquisa antropológica, detidamente nas temáticas corpo, gênero e identidade. No doutorado em Ciências Sociais (com concentração em Antropologia) pela mesma instituição, segui aprofundando os estudos nas referidas categorias, dessa vez em uma investigação sobre interações corporais no ciberespaço.
Atualmente sou Secretário Municipal de Educação de Itaúna – Minas Gerais e professor universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Faculdade Famart. Integro o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas (UFOP/CNPq) e sou associado a Argonautas – Rede de Pesquisa em Antropologia Educação inscrita no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq.
Com experiência, portanto, na área de Antropologia e Educação pesquisa principalmente os seguintes temas: educação, educação infantil, formação de professores, corpo, gênero, juventude, ciberespaço e cidade.
Saiba mais sobre o Weslei:
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3294632676110417
Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1992-9851
Publicações
Border dialogues: a study on education and school in brazilian anthropology
Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina